logo
Federação Alagoana de Tiro
CNPJ 10.757.897/0001-56
CR 64182 / 7ª RM
logo
AL Alagoas
A federação representativa dos atletas de tiro no Estado de Alagoas surgiu no final da década de 70 com a nomenclatura de FATA (Federação Alagoana de Tiro ao Alvo). Esta federação teve inicialmente o objetivo de representar os interesses do Tiro Olímpico das disciplinas praticadas pelos atletas à época.

Após os primeiros anos de fundação ocorreu uma mudança na nomenclatura da Federação, passando de FATA para FADATA. No entanto, a nova sigla nunca foi assimilada pelos atletas, sendo sempre reconhecida como FATA.

Durante essa época, mais precisamente no ano de 1987, a FATA chegou a ser federação campeã de Tiro Norte/Nordeste (TN/NE), momento em que os torneios de “bala” e “prato” ocorriam juntos e onde tínhamos atletas dessas duas categorias com grande desempenho esportivo.

Em meados de 2001, houve o fechamento temporário do principal clube de Alagoas (O CATO - Clube Alagoano de Tiro Olímpico) e, consequentemente, um enfraquecimento no tiro esportivo no Estado de Alagoas, o que resultou no encerramento das atividades daquela federação.

Em 2007, o tiro esportivo ganhou novo fôlego em Alagoas, contudo o estado permanecia sem representatividade nacional. Foi quando três clubes se uniram para realizar a reconstituição da federação. Na ocasião, foi realizada uma atualização estatutária que motivou desde a alteração de seu nome para Federação Alagoana de Tiro, a FALT, bem como a filiação à entidade máxima nacional do tiro esportivo, a CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo).

Desde então, a nossa Federação goza de plenos direitos representativos sobre o tiro esportivo alagoano, com vários de seus representantes conquistando título regionais, nacionais, e recentemente, internacionais.

A Federação vem, desde sua criação, gerindo os campeonatos estaduais das mais diversas disciplinas do tiro esportivo, e ainda, mantendo-se a guardiã de registros dos Recordes conquistados pelos seus atletas.

Na atualidade, a FALT conta com mais de 400 atletas associados ativos e coordena mais de duas dezenas de disciplinas esportivas, mantendo-se fiel e incansável nessa busca constante de fazer o Tiro Esportivo estar em pleno funcionamento em nosso estado, para cooperar com atletas a trazerem conquistas, recordes e orgulho a Alagoas.

Texto de Marcus Vinícius de Brito Camelo
históriahistóriahistória
logo
Federação Alagoana de Tiro

Rua Professor Ângelo Neto, 263 - Farol - Maceió - AL - 57051-530

phone(82) 3032-7737

CR 64182 / 7ª RM
CNPJ 10.757.897/0001-56

Sobre
Técnico
Mídias
logo Academia do Tiro
versão 2024/03
logo academia do tiro